Você sabe o que é varicocele?
Quando o assunto é saúde e fertilidade do homem, a varicocele é uma das patologias que merecem atenção, visto que está diretamente relacionada à possibilidade de comprometimento da qualidade do sêmen. A varicocele encontra-se presente em 14% a 16% dos homens e é a causa mais comum de infertilidade no homem, seguida de infecções e distúrbios hormonais.
Com o avanço da Medicina e da tecnologia, ainda que o homem apresente varicocele, é possível corrigir o problema, garantir uma boa qualidade de vida e manter sua capacidade fértil.
As técnicas de Criopreservação (Congelamento) do Sêmen, associadas à fertilização assistida, serão utilizadas em casos mais extremos e que não respondam aos tratamentos preconizados.
A seguir, vamos apresentar as principais informações sobre a varicocele.
Entenda o que é varicocele e suas causas
A varicocele é definida como a dilatação das veias do cordão espermático ou a presença de um refluxo detectado em exame de ultrassom e doppler da bolsa escrotal. O diagnóstico é inicialmente clínico e será confirmado por imagens.
Assim como as demais varizes que surgem em outras partes do corpo, a varicocele é causada pela incompetência das veias locais, levando à dilatação e à estase (estagnação) do sangue venoso. Esse quadro proporciona aumento da temperatura dos testículos, má oxigenação e refluxo de metabólicos tóxicos, comprometendo a função testicular e a baixa qualidade seminal.
Em grande parte dos casos, a varicocele é unilateral e se dá no testículo esquerdo por questão anatômica. Quando essas dilatações ocorrem somente do lado direito, deve ser investigado quadro de obstruções venosas e presença de tumor no retroperitônio.
Saiba quais são os sinais e os sintomas
Agora que você já entendeu do que se trata a varicocele, é hora de conhecer as suas manifestações. Todavia, é relevante saber que, em alguns homens, a doença é silenciosa e assintomática, o que reforça ainda mais a necessidade de ir ao médico regularmente. Quando apresenta sintomas, a varicocele se manifesta das seguintes formas:
- Desconforto local persistente.
- Dor na região do saco escrotal e sem motivação aparente.
- Sensação de peso nos testículos.
- Alteração na aparência da pele escrotal (é comum ver as veias proeminentes, assim como nas varizes das pernas).
- Dificuldade ou demora para que a esposa/parceira engravide.
Como é feito o diagnóstico
Após a avaliação clínica, o médico deverá pedir exames de imagem e testes visando à verificação da situação do paciente e ao correto entendimento do caso. E, se confirmada a ocorrência de varicocele, esses vão indicar os tratamentos mais efetivos. Os exames capazes de identificar o quadro são: ultrassom e doppler da bolsa escrotal.
Tais exames complementares classificam a dilatação venosa em três graus, I, II e III, dependendo do volume da bolsa e do refluxo.
A incidência da varicocele aumenta gradativamente até a puberdade, quando atinge o máximo, decresce até o fim da adolescência e, a partir daí, se estabiliza.
Como em todo quadro patológico, é importante considerar que, o quanto antes for feito o diagnóstico, maior é a efetividade do tratamento.
Tratamento
Após ser confirmado que a varicocele está de fato comprometendo a fertilidade do homem, a intervenção cirúrgica é recomendada pelos médicos. Ela poderá ser realizada uni ou bilateralmente, dependendo da presença de dilatação e do refluxo venoso.
É realizada uma microincisão na pele da região inguinal e ligadas as veias doentes e dilatadas que causam o refluxo. É utilizado um microscópio cirúrgico para a preservação de artérias e linfáticos, evitando complicações pós-operatórias.
O congelamento do material genético não é exatamente um tratamento, mas é uma garantia de que uma possível infertilidade não influencie no planejamento familiar. O procedimento é relativamente simples e se dá em quatro etapas. Vejamos:
- Exames
- Coleta
- Criopreservação
- Armazenamento
É relevante considerar que a infertilidade pode ter múltiplas causas e não é provocada somente pela varicocele.
Outros quadros como radioterapia, quimioterapia, cirurgia de próstata, doenças degenerativas, uso de determinados medicamentos e profissões de risco levam à perda da fertilidade e isso também pode ser contornado com a Criopreservação do Sêmen.
E, então, o post ajudou você a entender a varicocele e como lidar com essa patologia de forma efetiva e cuidadosa? Lembre-se de sempre buscar um médico especialista para consultas regulares e em caso de qualquer sintoma ou suspeita da doença.
Conheça também mais os métodos de Congelamento de Sêmen. No site do Criovida temos bastante informações, e você pode entrar em contato com nossa equipe quando quiser.