Sono na Gravidez: o que você precisa saber
A gravidez é um período que traz muitas mudanças para a vida da mulher, tanto psicológicas quanto físicas. O corpo da nova mamãe passa por diversas alterações hormonais, sendo o sono em excesso um dos sintomas mais comuns. A mulher sente-me mais cansada. Afinal, gerar uma nova vida pode exigir muito do corpo.
Os hábitos noturnos mudam, e a necessidade do descanso se torna mais intensa. Muitas mulheres não sabem como lidar com a fadiga durante a gestação. Por isso, vamos explicar o que causa o Sono na Gravidez. Como ele impacta a saúde do bebê e como habituar-se a essas mudanças.
O que causa o Sono na Gravidez
O excesso de cansaço e o sono na gravidez geralmente acontecem no primeiro e no terceiro semestres, por causas distintas. No primeiro semestre, o corpo da mulher sofre diversas alterações físicas e hormonais. Uma das características do começo da gestação é o aumento da progesterona, que estimula a elevação do consumo de oxigênio – cerca de 20% durante a gravidez –, além de diminuir a pressão arterial e desviar o fluxo de sangue para o abdômen. Tudo isso é fundamental a fim de que o feto se desenvolva com saúde. No entanto, uma das consequências desse processo natural é o aumento de sono durante a gravidez como efeito colateral.
No decorrer do segundo trimestre, o sono diminui, assim como o cansaço. Conforme o bebê vai crescendo, ganhando peso e consumindo mais energia, o sono no período da gravidez volta a aumentar a partir da 28ª semana. Estima-se que uma mulher grávida passe a carregar cerca de 10 a 12 quilos a mais no terceiro trimestre, intensificando o consumo de energia durante qualquer atividade física.
Além disso, o espaço ocupado pelo bebê, o excesso de peso e a compressão dos órgãos internos fazem com que o sono noturno da grávida fique prejudicado. Isso porque a gestante tem necessidade de levantar com frequência em razão de ir ao banheiro e a ter dificuldades para respirar com o diafragma comprimido.
Sono na Gravidez durante o segundo semestre
Se o Sono na Gravidez é mais comum durante o primeiro e o terceiro semestres, isso não quer dizer que o excesso de sono no segundo semestre seja sinal de problemas. Embora o corpo comece a se adaptar aos altos níveis de progesterona e às alterações físicas provocadas pela gestação, o bebê ainda está em desenvolvimento. É comum que mulheres se sintam menos cansadas nessa etapa da gestação em relação aos outros trimestres. Ainda é recomendado, porém, uma rotina mais tranquila e que o tempo adequado seja dedicado aos momentos de descanso.
Sono na Gravidez e a saúde do bebê
O aumento de Sono na Gravidez é perfeitamente normal. Isso porque a formação do bebê consome mais oxigênio e energia, exigindo mais do corpo da mulher e, consequentemente, mais tempo de descanso. Respeitar os momentos de repouso é fundamental para que o seu corpo se recupere e que o bebê se desenvolva de forma saudável.
Por outro lado, a falta de sono excessivo ou a falta momentânea de sono não é necessariamente um sinal de alerta.
Como lidar com o Sono na Gravidez
O sono e o cansaço na gravidez geralmente são sinais de que o seu corpo precisa de repouso. Por isso, nos primeiros meses, é importante diminuir o ritmo e respeitar os seus limites, descansando e dormindo sempre que for necessário. Caso a rotina profissional ou diária não permita, procure separar momentos para pequenos cochilos durante o dia, como forma de recuperar as energias. Vale lembrar que é normal dormir mais durante a gravidez, sendo recomendado entre 10 e 12 horas de descanso.
Vale destacar a importância de uma dieta bem estruturada, assim como a do consumo de líquidos, o que ajuda muito a diminuir o excesso de Sono na Gravidez e a manter uma rotina saudável. A prática de atividades leves como yoga e hidroginástica liberam endorfina e favorecem a elevação de mais energia durante o dia.
Melhorar a qualidade do sono à noite também é importante para diminuir a sensação de cansaço. Evite eletrônicos como celular e televisão antes de dormir e procure ir para a cama sempre no mesmo horário. A posição na hora de deitar pode melhorar, e muito, o conforto da mulher. No terceiro trimestre, por exemplo, é recomendado dormir apenas de lado. Colocar iluminadores noturnos no banheiro evita que você tenha exposição a grandes quantidades de luz ao se levantar para urinar e também melhora a qualidade do sono. Certifique-se de que o seu quarto está confortável durante a noite. Invista em travesseiros e climatizadores para lutar contra o calor, ou cobertas de qualidade para evitar sentir frio.
O que achou do nosso post sobre “Sono na Gravidez”? Confira também o nosso Guia da Gestante e acompanhe as vacinas e os exames que precisam ser realizados durante a gestação.