Blog

Banco de sêmen: indicação, vantagem, coleta, armazenamento e mais

Banco de sêmen: indicação, vantagem, coleta, armazenamento e mais

O banco de sêmen é responsável por coletar, processar, armazenar e distribuir sêmen humano para o uso em procedimentos de reprodução assistida. O banco de sêmen é uma opção para pessoas que queiram preservar a capacidade de terem filhos biológicos no futuro. 

Em quais casos o Banco de Sêmen é indicado?

O banco de sêmen é indicado para pessoas que escolhem preservar a capacidade de terem filhos biológicos no futuro. Algumas das principais indicações para o banco de sêmen são para:

  • Pessoas que iniciarão tratamentos médicos que possam afetar a fertilidade, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias que afetam os testículos ou próstata; 
  • Pessoas com condições de saúde que possam afetar sua fertilidade, como varicocele e doença degenerativa; 
  • Pessoas que usem medicamentos que interfiram na produção ou qualidade dos espermatozoides;
  • Pessoas que trabalham em profissões com exposição a substâncias químicas, radiação ou outras condições ambientais que podem prejudicar a fertilidade;
  • Pessoas que optam pela vasectomia, possibilitando reversão da vasectomia, ou optar pela reprodução assistida no futuro, para ter filhos biológicos;
  • Pessoas que desejam preservar seu esperma como parte do planejamento familiar, para conceber filhos futuramente.
  • Antes do início de tratamentos de reprodução assistida.

 

Quais são os benefícios do Banco de Sêmen?

Existem diversos benefícios para pessoas que optem em preservar o esperma em um banco de sêmen, como a preservação da capacidade de ter filhos biológicos no futuro, permitindo o planejamento dos planos de reprodução de acordo com suas condições pessoais, profissionais e de relacionamento.

Preservar o esperma em um banco de sêmen proporciona uma sensação de segurança e controle sobre o futuro reprodutivo, possibilitando a realização do desejo de ter filhos biológicos, mesmo diante de dificuldades e desafios futuros.

 

Como é realizada a Coleta no Banco de Sêmen?

A coleta de sêmen em um banco de sêmen é realizada seguindo um protocolo para garantir a qualidade e segurança na coleta e uso futuro do sêmen.

Geralmente, a coleta de esperma para preservação em um banco de sêmen é um processo simples e privado, onde a pessoa interessada deverá agendar a coleta no banco de sêmen e seguir as orientações do laboratório antes da coleta. 

Geralmente, antes da coleta, é orientado que a pessoa esteja em abstinência sexual por um curto período, para garantir a qualidade dos espermatozoides.

Após a coleta, os espermatozoides são armazenados em condições específicas para a preservação e uso futuro.

Como é feito o armazenamento no Banco de Sêmen?

No banco de sêmen as amostras são preservadas por meio de criopreservação, técnica de preservação de materiais biológicos que utiliza temperaturas muito baixas, armazenando as amostras de sêmen em nitrogênio líquido, mantendo as amostras em um estado de dormência metabólica, sendo possível a preservação por longos períodos.

Onde realizar a coleta no Banco de Sêmen?

A Criovida é especializada na coleta e criopreservação da amostra de sêmen. Entre em contato para obter mais informações e agendar o seu atendimento.

Por Felipe Pener

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.