Blog

Meu bebê está soluçando dentro da barriga. Isso é normal?

Meu bebê está soluçando dentro da barriga. Isso é normal?

A gravidez é cheia de surpresas e a cada dia uma novidade passa a tomar conta do cotidiano dos pais, principalmente da futura mamãe, que sente o corpo se modificar junto com o crescimento do filho. E, se dentro dessas situações inesperadas, você percebeu o bebê soluçando dentro da barriga, o que pode estar acontecendo? 

Normalmente, entre a 14ª e a 20ª semana, já é possível sentir os movimentos do bebê, o que é sempre um momento de muita emoção para as gestantes. Mas, quando os movimentos mais se parecem com o de o bebê soluçando dentro do ventre, é preciso se preocupar ou é normal? Neste post, falaremos sobre isso.  

 

Antes de tudo: é normal o bebê soluçar dentro da barriga? 

Sim! É normal e bem esperado que isso venha a ocorrer. Por mais que pareça estranho, os soluços são respostas fisiológicas do corpo do bebê. Vale lembrar que os pulmões do feto estão repletos de líquido, e não de ar. A movimentação do líquido pode provocar espasmos do músculo diafragma do feto, o que para muitos serve como um “treinamento” para a respiração após o nascimento. Portanto, pode ficar despreocupada, pois esses pulinhos que você sente são inofensivos ao seu filho e a você e faz parte do desenvolvimento do sistema respiratório dele.

  

E o que causa esses soluços? 

Como dissemos acima, os soluços fazem parte do desenvolvimento do sistema respiratório do bebê, que, enquanto está no ventre, respira por meio do cordão umbilical. Os soluços se dão em razão das contrações feitas pelo diafragma em resposta a estímulos dentro do útero. Vale lembrar que, quando os soluços se iniciam (no segundo trimestre da gestação), os pulmões do bebê ainda não estão completamente formados. Até o fim da gravidez eles estarão devidamente prontos, mas só vão iniciar sua função após o parto.  

Ah! E, mesmo depois de deixar o útero da mamãe, o sistema respiratório pulmonar do bebê precisa de um tempo para se adaptar ao contato com o ar e com as condições do ambiente. E o esôfago não está inteiramente maduro. Assim, é bem provável que ele continue com soluços por algum tempo. E não se assuste: é normal, assim como durante a gravidez.  

 

Saiba identificar quando o movimento é de fato um soluço 

Conforme o bebê vai crescendo, os movimentos se tornam mais intensos e frequentes como chutes, sensação de borboletas voando, pulinhos e soluço. Para que você consiga saber quando se trata do soluço do bebê , entenda algumas de suas características.   Vejamos:

 

  • O soluço inicia-se por volta da 18ª semana. 
  • Embora se pareça com pulinhos, tem intensidade leve.  
  • Não existe um período específico para ocorrer.  
  • Os soluços podem acontecer até o fim da gestação e são também comuns nos primeiros meses do bebê. Mas nada de preocupação: não se trata de uma doença do bebê.  

Mantenha a calma e relaxe 

Muitas gestantes relatam sentir um desconforto quando sentem o bebê soluçando dentro do abdômen. Se for também o seu caso, a nossa dica é buscar manter a calma, distrair-se com outras atividades, já que logo os soluços vão parar. Não há um método ou uma prática que faça com que os soluços acabem ou sejam reduzidos. E, como você já sabe, é parte do desenvolvimento saudável do bebê.  

 

Gostou das informações que trouxemos? Há muito a aprender e a pesquisar ao longo da gestação, não é mesmo? Deixamos aqui a sugestão a fim de que você conheça mais da Criopreservação das Células-Tronco e como essa metodologia é importante e eficaz para a saúde de seu filho por toda a vida dele.  

Entenda as vantagens de congelar células-tronco – e o quanto pode ser mais simples do que se imagina!

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.