Blog

Tudo Sobre Oncofertilidade

Tudo Sobre Oncofertilidade

A oncofertilidade tem como foco preservar a fertilidade de pessoas que estejam ou iniciarão o tratamento contra o câncer. Alguns tratamentos contra o câncer podem afetar a capacidade reprodutiva do indivíduo e a oncofertilidade é uma opção para que esse indivíduo possa ter filhos biológicos no futuro.

Quais são os objetivos da oncofertilidade?

O objetivo da oncofertilidade é preservar a capacidade reprodutiva do paciente em tratamento contra o câncer, preservando a sua fertilidade.

Como o banco de sêmen autólogo pode auxiliar na preservação da fertilidade? 

O método da oncofertilidade utilizado para homens para preservação da fertilidade durante o tratamento de câncer é o congelamento do sêmen, que consiste em coletar o esperma antes do início do tratamento contra o câncer, preservando em criopreservação para uso futuro. 

Outro método é o congelamento de tecido testicular, preservando-o em criopreservação para que futuramente ele possa ser reimplantado ou utilizado para obtenção de espermatozoides.

O método da oncofertilidade utilizado por mulheres é o congelamento de óvulos antes do tratamento contra câncer, preservando-os em criopreservação para uso futuro. O congelamento de embriões também é uma alternativa, onde os óvulos são fertilizados com esperma para criar embriões, preservando-os congelados em criopreservação. Outro método utilizado é o congelamento de tecido ovariano, que consiste em remover e congelar tecido ovariano para poder ser reimplantado após o tratamento. (retirar este conteúdo, não realizamos esses procedimentos, o cliente pode ser induzido a nos procurar e gerar frustração e trabalho desnecessário).

Para quem a oncofertilidade é indicada?

A oncofertilidade é indicada para pacientes que passarão por tratamentos contra o câncer, que podem afetar a fertilidade. A oncofertilidade é indicada principalmente para:

  • Pacientes em tratamento oncológico com quimioterapia utilizam agentes quimioterápicos que são genotóxicos e podem danificar os ovários ou os testículos, reduzindo a fertilidade.
  • Pacientes em tratamento oncológico com radioterapia, onde o foco da radiação seja no abdômen, pelve ou cérebro.
  • Pacientes que realizarão procedimentos cirúrgicos que envolvem a remoção de órgãos reprodutivos, como o útero, ovários ou testículos.
  • Pacientes com câncer de testículo, câncer de ovário, câncer cervical, câncer uterino, entre outros.

Onde realizar a oncofertilidade?

A Criovida é especializada em congelamento e processamento de células para terapia de pesquisa. Entre em contato para obter mais informações e agendar o seu atendimento.

Por Felipe Pener

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.