Tratamento de Congelamento de Sêmen
O tratamento de congelamento de sêmen é realizado para preservar a capacidade reprodutiva de homens, sendo uma alternativa para aqueles que enfrentam tratamentos médicos agressivos ou que desejam adiar a paternidade.
Quais são as indicações para o congelamento de sêmen?
O banco de sêmen é indicado para pessoas que escolhem preservar a capacidade de terem filhos biológicos no futuro. Algumas das principais indicações para o banco de sêmen são para:
- Pessoas que iniciarão tratamentos médicos que possam afetar a fertilidade, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias que afetam os testículos ou próstata;
- Pessoas com condições de saúde que possam afetar sua fertilidade, como varicocele e doença degenerativa;
- Pessoas que usem medicamentos que interfiram na produção ou qualidade dos espermatozoides;
- Pessoas que trabalham em profissões com exposição a substâncias químicas, radiação ou outras condições ambientais que podem prejudicar a fertilidade;
- Pessoas que optam pela vasectomia, possibilitando reversão da vasectomia, ou optar pela reprodução assistida no futuro, para ter filhos biológicos;
- Pessoas que desejam preservar seu esperma como parte do planejamento familiar, para conceber filhos futuramente;
- Antes do início de tratamentos de reprodução assistida;
- Pessoas em tratamento de infertilidade masculina, em que exista a baixa contagem de espermatozoides;
- Pessoas antes da transição de gênero, especialmente para os que passarão por tratamentos hormonais ou cirurgias de redesignação de sexo, que podem afetar a fertilidade, optando por congelar o sêmen para uso futuro.
Como é realizada a coleta para o congelamento do sêmen?
Geralmente, a coleta de esperma para preservação é um processo simples e privado, onde a pessoa interessada deverá agendar a coleta e seguir as orientações do laboratório.
Após a coleta, a amostra é analisada para verificar a contagem de espermatozoides, motilidade (movimento) e morfologia (forma e estrutura).
Esses parâmetros são analisados para determinar a viabilidade da amostra para congelamento. Exames para detecção de doenças infecciosas também são realizados para garantir a segurança do material criopreservado. Após a análise, os espermatozoides são armazenados em condições específicas para a preservação e uso futuro.
Como é realizado o congelamento de sêmen?
O congelamento de sêmen é realizado por meio de criopreservação, técnica de preservação de materiais biológicos que utiliza temperaturas muito baixas, armazenando as amostras de sêmen em tanques contendo nitrogênio líquido e vapor, mantendo as amostras em um estado de dormência metabólica, sendo possível a preservação por longos períodos.
Os tanques são monitorados horas/dia por segurança eletrônica de alta tecnologia, garantindo a segurança do material criopreservado. (inserir)
Onde realizar o congelamento do sêmen?
A Criovida é especializada em congelamento de sêmen. Entre em contato para obter mais informações e agendar o seu atendimento.